← Voltar

Aconchego com sustentabilidade: conheça as novas iniciativas verdes do Valle D’incanto!

Publicado em: 

O Valle D'incanto possui uma preocupação constante em oferecer experiências incríveis que, ao mesmo tempo, dialoguem positivamente com o meio ambiente. Este compromisso reflete nas diferentes ações que o hotel tem adotado, ano após ano, para diminuir o impacto no planeta e na sociedade. As iniciativas prevêem a manutenção sustentável não apenas na dimensão ambiental, como social e econômica. Sabores tradicionais de produtos feitos na Serra Gaúcha conquistam os paladares do café da manhã ao chá da tarde. No espetáculo de Natal e nas noites musicadas, artistas locais demonstram todo o talento gaúcho. Já no D’incanto Spa, ervas cultivadas no Jardim I’ncantado e produtos orgânicos manifestam o poder curativo da natureza.

Pensando nos impactos ambientais em longo prazo, o hotel agora conta também com placas solares para compensação de energia solar. Os painéis são o principal meio de produção de energia fotovoltaica (um tipo de energia renovável); eles são responsáveis por captar os raios de sol e transformá-los em eletricidade. Assim, quando a luz do sol incide nessas estruturas é gerada uma corrente, canalizada e convertida em energia elétrica dentro das placas para, posteriormente, ser direcionada para o destino final. A temperatura tropical do Brasil contribui para o bom funcionamento dos painéis. E a melhor parte é que a energia que não é consumida fica acumulada em uma rede para consumo posterior - que pode ser utilizada em dias chuvosos ou com pouca incidência do sol.


São 256 placas solares de 400W que, dependendo das condições climáticas, podem abastecer 100% da energia demandada pelo Valle D'Incanto. Para não interferir na estética toscana e na urbanização local, as placas foram instaladas em uma propriedade rural com alta incidência de raios solares, localizada a uma distância de, aproximadamente, 30 km do hotel. A área pertence aos queridos hosts do Valle, os empresários Cris Endres e Fábio Noel, que sempre buscam apoiar soluções inovadoras e sustentáveis. A medida permite que os recursos naturais sejam poupados, bem como preserva os traços arquitetônicos da colonização italiana na imponente fachada do hotel.


Além de ser uma tecnologia econômica e renovável, as placas reduzem a poluição por fontes contaminadoras, como o carvão, e de gases do efeito estufa, e ainda incentivam a redução do desmatamento e aumento do uso de recursos naturais. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar não emite gases poluentes - como o óxidos de nitrogênio, o dióxido de carbono e dióxido de enxofre -, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. A energia acessível e limpa, o combate às alterações climáticas e o consumo e produção responsáveis fazem parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. 

O Valle D'incanto Experience Hotel acredita que é possível proporcionar experiências únicas, repletas de aconchego e requinte, respeitando o meio ambiente e colaborando para um futuro muito melhor!

 

Texto: Roberta Alano