← Voltar

Os encantos da cultura do Rio Grande do Sul!

Publicado em: 

No mês de setembro, o Rio Grande do Sul comemora as tradições e os costumes do povo gaúcho. Durante a Semana Farroupilha (entre 13 e 20 de setembro), o estado relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, a fim de aflorar o sentimento de orgulho pela terra e cultura gaúcha. A música, a dança e a erva-mate estão sempre presentes nas festividades! Os gaúchos vestem trajes típicos, simbolizados pelas bombachas, lenços coloridos e belíssimos vestidos de prenda. Os festejos envolvem toda a comunidade em apresentações, desfiles, cavalgadas, manifestações artísticas e competições de prosa. No último dia da Semana Farroupilha, 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho – uma data para rememorar os caminhos e características da população sul-rio-grandense.

O Valle D’incanto Midscale Hotel traz nas cores, sabores e aromas os traços da bela cultura gaúcha. Os serviços carregam a identidade da região serrana, perceptível em cada minucioso detalhe. Resgatando a história da imigração italiana na região, o hotel celebra as particularidades que tornam esse cantinho no Sul do Brasil tão especial. As infinitas paisagens naturais, as baixas temperaturas e a alegria contagiante do povo hospitaleiro são alguns dos diferenciais dessa querência amada, conhecida como um lugar “onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor”.

Quem visita Gramado tem excelentes oportunidades de conhecer a cultura, os costumes e a tradição do Rio Grande do Sul. A cidade abriga o único parque temático do mundo que resgata a formação e evolução do povo sul-rio-grandense, o Parque Gaúcho (localizado ao lado do GramadoZoo), que possui uma área de 120 mil metros quadrados repleta de atrações que narram essa incrível trajetória.

A melhor opção para contemplar a culinária típica do estado é provando o sabor inigualável do churrasco gaúcho! São inúmeras churrascarias espalhadas entre as ruas gramadenses que, além da deliciosa refeição, brindam os visitantes com apresentações de danças tradicionais e espetáculos teatrais. Embora a viticultura tenha muita força na região, a bebida mais emblemática é o chimarrão, também chamado de mate, uma herança dos povos indígenas que habitavam o sul do país. A Serra Gaúcha, em especial, possui uma gastronomia marcada por especialidades europeias e produtos coloniais – como massas, cucas, chocolates e o famoso fondue. No Valle D’incanto, uma conjunção de sabores típicos é servido do café da manhã ao chá da tarde; itens fresquinhos e produções locais oferecem aos hóspede todo o sabor inesquecível de Gramado.

 

Foto Instagram da nossa querida hóspede: @laviniapinheirom