← Voltar

Hospitalidade aliada à natureza: o compromisso do Valle D’incanto com o desenvolvimento sustentável

Publicado em: 

Há quase 50 anos, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente em cinco de junho. A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), procura conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais. Todos os anos um assunto em comum é escolhido para debate entre estabelecimentos que são social e ambientalmente responsáveis. O tema selecionado para a edição de 2021 tem tudo a ver com o Valle D’incanto: “Reimagine. Recrie. Restaure."

Desde da inauguração, o Valle D’incanto Experience Hotel preza por oferecer hospedagens únicas e sustentáveis, trazendo experiências que estejam conectadas com a natureza. Da arquitetura toscana ao sabores servidos no Bistrot D’incanto, o hotel conta a história da imigração italiana no sul do país e celebra as particularidades brasileiras com muito carinho. Um esforço que visa estimular a conservação e a preservação de componentes não só naturais, como também históricos e culturais da Serra Gaúcha, permitindo o sobre o consumo e renovando os jardins.

A Equipe D’incanto faz questão de cuidar e fomentar a desenvolvimento socioeconômico da comunidade local. Desta forma, é necessário estar em constante transformação, repensando os hábitos alimentares, refletindo riqueza das florestas nacionais. Afinal, o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo!  No último ano, o hotel implantou uma pequena área de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) com as adoráveis abelhinhas mandaçaias – uma espécie brasileira e inofensivas aos seres humanos. As abelhas auxiliam na polinização da região, processo responsável por reproduzir cerca de 80% das plantas. Além disso, a presença das abelhas promove a conscientização sobre a importância delas para o planeta e uma experiência única de contato com o meio ambiente. “Mandaçaia” é uma palavra de origem indígena que significa vigia bonito; no Valle, elas são guardiãs do belo Jardim I’ncantado, vigiando as árvores, flores e frutos ali cultivados.

Além das abelhas, a área verde ainda contempla oliveiras centenárias, limoeiros e parreiras que preservam o clima toscano e a cultura italiana trazida pelos colonizadores. O Jardim I’ncantado cultiva também ervas e especiarias que, posteriormente, se transformam em produtos essenciais no D’incanto Spa Natural Relief: elas partem direto da terra para o corpo, carregando nutrientes puros que complementam os protocolos e tratamentos naturais. O spa trabalha com um atendimento humanizado e produtos exclusivamente orgânicos, revitalizando o corpo e a mente por meio das propriedades curativas da natureza.

O menu funcional é outra novidade que o hotel apresentou neste ano. Elaborado pela Gaia – Cozinha Criativa, o cardápio é feito a partir de produtos 100% de origem vegetal, frescos e locais que proporcionam uma alimentação mais nutritiva e consciente. Todas as refeições do hotel, aliás, são feitas com itens cuidadosamente selecionados e produzidos na região, que resultam em sabores sensacionais e pratos únicos.

O Valle D’incanto oferece charme, conforto e lazer aliados ao desenvolvimento sustentável - reimaginando, recriando e restaurando o hoje para a construção de um amanhã melhor.