← Voltar

Cultura e sabor na 30ª Festa da Colônia de Gramado!

Publicado em: 

A alta gastronomia de Gramado tornou a cidade famosa pelos sabores peculiares e requintados. Mas é na simplicidade do interior gramadense onde se encontram delícias gastronômicas como em nenhum outro lugar: são receitas de família, marcadas por tradições que perpassam gerações e contam a história da Serra Gaúcha por meio de sabores e aromas irresistíveis. Para celebrar esta bela cultura, todos os anos o município celebra a Festa da Colônia de Gramado! Um evento que une as origens italiana, alemã e portuguesa dos imigrantes que colonizaram a região em magníficas experiências. 

A festa descontraída conta com shows artísticos, bandinhas, corais, danças tradicionais, escolha das soberanas e, claro, comida farta! Cucas e pães quentinhos assados em fornos de barro, queijos diferenciados, café colonial e o famoso bolinho de batata transformam a culinária na principal atração. Durante o evento ainda é possível apreciar refeições de diferentes nacionalidades nas cozinhas típicas, que funcionam todos os dias, das 11h às 14h e das 19h às 22h. Galetos, massas, polentas, salsicha bock, purê de maçã e outras delícias trazidas pela colonização europeia conquistam os paladares. Cada item é temperado com muito amor e servido com extrema hospitalidade.

O festejo homenageia a história, a cultura e a produção agroindustrial do interior de Gramado, oportunizando que os colonos apresentem os produtos e o trabalho serrano. Uma feirinha de itens coloniais permite que os visitantes levem para casa um pouquinho dessa linda história, através de geleias, compotas, licores, embutidos, queijos, mel, facas artesanais e artesanatos produzidos com muito cuidado na área rural gramadense. A estrutura conta também com o Museu da Imigração Alemã e Italiana e Memorial Português, que resgata a vida dos primeiros colonizadores por meio de antiguidades, vestimentas e manuscritos de cada uma das etnias. As bandinhas e os grupos folclóricos agitam o ambiente com animadas apresentações, exibindo ainda mais a cultura local.

De tradição italiana, o Valle D’incanto faz questão de apresentar a belíssima cultura serrana durante as hospedagens. A arquitetura toscana e o afeto hospitaleiro da equipe revelam a inspiração toscana, propiciando um ambiente mágico de integração cultural e elegância. Na gastronomia, os sabores da colônia são postos à mesa em uma conjunção de maravilhosas experiências culinárias. Do café da manhã ao chá da tarde, delícias revelam o melhor que a Serra Gaúcha pode oferecer.

A 30ª edição da festa acontece de 23 de setembro a 12 de outubro, junto aos pavilhões do ExpoGramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro). O evento ocorre tradicionalmente entre os meses de abril e maio, mas uma revitalização do espaço provocou o adiamento para garantir ainda mais segurança e diversão aos visitantes. A estrutura permite que a festa aconteça a céu aberto com muito cuidado, sabor e alegria. Mais informações podem ser obtidas no site oficial: www.festadacolonia.net.br.