← Voltar

31ª Festa da Colônia de Gramado: sabor, cultura e tradição!

Publicado em: 

A Festa da Colônia de Gramado celebra, com arte e sabor, as tradições da cultura serrana do Rio Grande do Sul! Para a 31ª edição, o evento preparou uma programação repleta de atrações especiais e magníficas experiências gastronômicas que resgatam as origens dos imigrantes - italianos, alemães e portugueses - que colonizaram a região. São receitas de família que contam a história de Gramado por meio de sabores únicos, vindos diretamente do interior da cidade e servidos com muita hospitalidade para todos os visitantes. Música, dança, teatro e outras expressões artísticas embalam essa viagem mágica pela cultura colonial. 

As delícias das Cozinhas Típicas são sempre a principal atração desse festejo. Não há como passar pela festa sem experimentar, ao menos, os famosos bolinhos de batata! Na Cozinha da Nonna, a farta mesa italiana com galeto, massas típicas e polentas, além dos mais variados tipos de pães e frios. Já na Cozinha da Omma, o destaque fica por conta da tradicional feijoada alemã, salsicha bock, chucrute e purê de maçã. Um verdadeiro banquete regado a vinhos, suco de uva, chopp e a cerveja colonial Spritzbier - que são servidos nos Bier Platz junto aos melhores aperitivos. Além disso, a cultura do café colonial tão marcante no município está representada no Wolff's Caféhaus, que serve pães, queijos, tortas e tantas outras iguarias deliciosas. Uma experiência inigualável em sabor e carisma! 

As tradicionais “bandinhas” animam os bailes ao som rítmico dos teclados e saxofone. O estilo musical, definido como bandanejo, é típico da região sul do país e possui origem nas músicas folclóricas apresentadas pelos imigrantes alemães. Além das populares bandinhas, o público pode acompanhar belíssimas apresentações dos corais convidados e do Grupo de Danças Alemãs CAIC. O espetáculo Origens, que celebra a força da imigração através de fatos históricos importantes que marcaram a construção da identidade de Gramado, também retorna aos palcos e conquista os visitantes com a união de música, teatro e dança. Pensada especialmente para as crianças, a Escolinha Rural oferece uma visita guiada com oficinas de brinquedos, pintura de ilustrações temáticas e instantes de muita diversão nas cozinhas das vovós. 

Autênticos fornos de barro são montados na praça para assar as famosas cucas, assim como biscoitos, pães, apfelstrudel e muitas outras receitas que perfumam o ambiente. Cada item é preparado com muito carinho e cuidado das famílias que deram origem à região. A festa é uma oportunidade para que os colonos apresentem os produtos e o trabalho serrano, além de valorizar a história, a cultura e a produção agroindustrial da colônia gramadense. Uma feirinha de produtos feitos no interior do município, que vai de compotas à facas artesanais, fica disponível para quem deseja levar para casa um pouco dos inesquecíveis sabores dessa terra. 

A programação contempla também jogos rurais, a escolha das soberanas, desfile de carretas e a festa dos espantalhos. Mais detalhes sobre o cardápio, os horários e as atrações do evento estão disponíveis no site oficial: festadacolonia.net.br. O espaço conta ainda com o Museu da Imigração Alemã e Italiana e o Memorial Português, que mantém viva a memória dos primeiros colonizadores por meio de antiguidades, vestimentas e manuscritos. O evento mais saboroso da Serra Gaúcha acontece entre 28 de abril e 15 de maio, junto ao complexo da ExpoGramado. São 18 dias de festa e alegria, funcionando diariamente das 10h às 22h - exceto nas quartas-feiras. 

Os visitantes ainda podem aproveitar para visitar a 10ª Feira Feito em Gramado que ocorre simultaneamente ao lado da festa, no centro de eventos ExpoGramado - são 90 expositores que demonstram “o carinho e a criatividade nas mãos de quem faz”. A feira

apresenta o talento do município na confecção de diversos produtos, desde o artesão até a indústria. Além da exposição, a 10º edição conta com show de artistas locais e palestras sobre empreendedorismo. O acesso para ambos os eventos é gratuito.

 

Escrito por: Roberta Alano

Fotos: Cleiton Thiele