← Voltar

A magia do Festival de Cinema de Gramado!

Publicado em: 

A encantadora Gramado fascina os visitantes com a beleza do patrimônio cultural e o perfeccionismo dos espetáculos e atrações locais. A cidade une o respeito pela tradição com a euforia do novo, onde a criatividade leva os turistas para um universo mágico – uma característica que faz parte da herança que a presença do Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores eventos cinematográficos do país, trouxe para o município gaúcho. O evento moveu holofotes nacionais e internacionais para Gramado, consagrando-a como cidade turística e palco da história do cinema nacional.

Desde a primeira edição em 1973, quando Arnaldo Jabor foi consagrado por “Toda Nudez Será Castigada”, o festival anima as ruas gramadenses, premiando centenas de artistas com os adoráveis Kikitos (o “Deus da Alegria”, desenvolvido pela artista plástica Elizabeth Rosenfeld, que dá forma para a estatueta do prêmio máximo aos ganhadores da competição). Gramado, que naturalmente parece constituir um cenário de filme, fica ainda mais cinematográfica durante o período do evento, quando notáveis nomes do cinema nacional e ibero-americano circulam pelas ruas floridas e encantadas da cidade.

A premiação é realizada anualmente no Palácio dos Festivais; o belo cinema de estilo colonial está localizado no coração de Gramado, a Avenida Borges de Medeiros, sediando importantes eventos durante o ano todo. O primeiro andar do edifício abriga o Museu do Festival de Cinema, que guarda parte do patrimônio artístico do cinema brasileiro e latino-americano, através de um grande acervo de documentos, cartazes, imagens, textos originais e demais peças que constroem a história da arte audiovisual. Em frente ao Palácio, é possível acompanhar a Calçada da Fama, inspirada na famosa rua de Hollywood, que enobrece e prestigia importantes artistas nacionais.

Em 2020, a 48ª edição do Festival de Cinema acontecerá em um molde inédito, de forma on-line e televisiva, sendo transmitido pela grade linear e no serviço de streaming do Canal Brasil. O evento, que tradicionalmente ocorre no mês de agosto, ganhou uma nova data e acontecerá entre os dias 18 e 26 de setembro. O formato multimídia permite que a premiação seja vista de qualquer lugar, compartilhando um pouco da atmosfera única que a sétima arte traz para a Serra Gaúcha. O Canal Brasil também deverá exibir todos os filmes concorrentes das mostras competitivas, que inclui longas brasileiros e estrangeiros, curtas nacionais e a mostra estadual de curtas (Prêmio Assembleia Legislativa).

 

Prepare a pipoca, torça para seus filmes prediletos e programe sua futura viagem para a Serra Gaúcha! Uma aventura digna das estrelas do cinema te espera por aqui!

 

Por: Roberta Alano

Foto: Pressphoto