← Voltar

Lazer, sabor e cultura: atrações para conhecer a história de Gramado!

Publicado em: 

Gramado é conhecida por atrativos luxuosos e paisagens de tirar o fôlego, mas essa pequena cidade serrana também abriga a história e cultura de um povo muito hospitaleiro. O município foi colonizado por imigrantes portugueses, alemães e italianos, que influenciaram na arquitetura e nos costumes mantidos na região. O charme das tradições europeias se mistura a um jeitinho bem brasileiro; com as características únicas da cultura gaúcha e, especialmente, particularidades da região serrana. Tamanha diversidade, enriquecida por novos imigrantes e visitantes de todos os lugares, transforma a cidade em um lugar único. Para conhecer Gramado mais profundamente, vale a pena explorar os roteiros culturais que o município oferece.

A Praça das Etnias é um dos melhores locais para vivenciar a história da cidade. Localizado próximo ao centro (e ao lado da rodoviária), o local conta com a reprodução de três casas históricas que representam os povos responsáveis por colonizar a região. Cada casa possui design e traços que remetem à etnia homenageada. A residência alemã é conhecida como “Casa do Colono”; nela, são vendidos produtos coloniais produzidos por famílias tradicionais da região. Ao lado da casa alemã ficam os fornos artesanais, onde se pode adquirir pães com linguiça, cucas e strudels quentinhos, além de muitos outros itens saborosíssimos da culinária local. O aroma irresistível dos pães e geleias ganham a praça, tornando a experiência multisensorial. Na casa portuguesa, é possível explorar a história dos povos luso-açorianos e a importância de seus descendentes para toda a região. A edificação vermelho-vinho abriga o Memorial Casa Italiana, que reconstitui a vida dos imigrantes italianos no sul do Brasil por meio de artefatos e representações dos antigos colonos. A praça também contempla jardins floridos, feirinhas, souvenirs feitos por artesãos gramadenses e apresentações artísticas em datas especiais. 

A cidade apresenta muitas outras atrações que se concentram no aspecto histórico e cultural, conciliando o lazer ao conhecimento. O Mundo Encantado de Gramado conta a história da Região das Hortênsias, através de réplicas das cidades de Gramado e Canela desde a colonização aos dias atuais. O Parque do Gaúcho, próximo ao GramadoZoo, é o único parque temático do mundo que resgata a formação, evolução e costumes do povo gaúcho. Além dos parques, os encantadores passeios pelo interior da cidade conquistam os corações e os paladares em uma verdadeira viagem no tempo! No Tour Linha Bella, o visitante pode admirar paisagens interioranas, conhecer propriedades rurais, passear por vinícolas e provar delícias coloniais da região em um universo marcado pela cultura italiana. Já o Tour Raízes Coloniais explora as regiões de Linha Nova e Linha Bonita, locais que deram origem à formação de Gramado. Os turistas podem apreciar os costumes, arquitetura, estilo de vida e outros traços culturais preservados por descendentes alemães e italianos, além de saborear um belo café colonial. 

O Valle D’incanto também oferece uma experiência de hospedagem intrínseca à cultura de Gramado. De inspiração Toscana, o hotel carrega a influência dos colonizados ítalo-brasileiros na gastronomia, arquitetura e carisma afetuoso (característico das famílias italianas) com que recebe seus hóspedes. No Valle, o visitante experimenta a cada dia uma vivência única e inesquecível! Para homenagear ainda mais a cultura local, o hotel vai proporcionar a wine experience exclusiva “Vinhos da Nossa Terra” - uma imersão no mundo dos vinhos que une alta gastronomia aos melhores rótulos da região. O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de março e contempla uma programação especial com workshop, jantar temático, café da manhã italiano, bate-papo sobre vinhos e muitos outros atrativos. Vinhos da Nossa Terra acontece simultaneamente ao período da vindima, momento marcado pela coleta das uvas e muita celebração nas vinícolas locais. Em breve, mais informações sobre essa mágica atração.