← Voltar

Uma novidade adocicada: as abelhas mandaçaias!

Publicado em: 

Entre oliveiras, ervas e flores, o Jardim I’ncantado forma um espaço mágico de beleza e conexão com a natureza. Esse cantinho tão especial do Valle D’incanto Midscale Hotel ganhou novos elementos para deixá-lo ainda mais encantador: caixinhas de mel das abelhas mandaçaias! São 15 lindas casinhas dispostas entre as sombras das árvores e plaquinhas informativas no jardim, tornando as estadas por aqui doces como o mel. A abelha Mandaçaia é nativa do território brasileiro e inofensiva aos seres humanos, pois não possuí ferrão e é extremamente mansa.

Não à toa, mandaçaia (palavra de origem indígena) significa “vigia bonito”; há sempre uma abelha-vigia que fica na entrada do abrigo para proteger o ninho. As abelhas dessa espécie estão sempre atentas às colmeias - indo e vindo entre a boca de barro dos apiários e produzindo mel a partir do néctar recolhido nas flores. Envolvido por um invólucro de cera e própolis, o ninho consegue preservar a temperatura dos discos de cria, deixando o mel pronto para o consumo. Exibindo charmosas listras pretas e amarelas, as mandaçaias são robustas e consideradas uma das espécies mais bonitas de abelha.

O mel produzido pela Mandaçaia é diferenciado e muito gostoso, pois possui uma leve acidez que o torna menos enjoativo. Em tom opaco e textura cremosa, conquista os paladares com notas cítricas de doçura. Além disso, o mel possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde com ação antioxidante, prebiótica, antimicrobiana e cicatrizante. Os hóspedes do Valle D’incanto, acompanhados de um colaborador, podem provar essa delícia natural diretamente dos favos nas caixinhas de mel! Uma experiência divertida e saborosa, que não prejudica as abelhas e propícia um momento de interação com esse inseto tão necessário para o desenvolvimento de todo o ecossistema.

As abelhas são seres pequeninos, mas possuem uma importância imensurável para a vida de todos na terra: elas fazem um trabalho essencial de polinização, responsável pela reprodução de 80% da plantas e mantendo a manutenção da biodiversidade do planeta. Ainda auxiliam no cultivo de, aproximadamente, dois terços dos alimentos consumidos atualmente e fortalecem a segurança alimentar da humanidade.  O Valle D’incanto possui um grande compromisso com o meio-ambiente e a sustentabilidade; por meio desta ação, o hotel busca enriquecer e preservar o ecossistema local, fortalecendo a consciência ecológica através da conexão entre pessoas e abelhas.