← Voltar

O charme do outono em Gramado

Publicado em: 

Quando o fim de março se aproxima, um espetáculo de tons terrosos e ventos frios ganham as ruas gramadenses. Desperta, enfim, o outono: a estação da renovação! O velho vai embora para que o novo possa surgir. Os dias ficam gradualmente mais curtos, enquanto a escuridão mágica da noite antecipa o brilho das estrelas. Cada pequeno detalhe transborda elegância, instaurando um clima romântico que desperta emoções inéditas. As transformações outonais convidam para a reflexão e a prática do desapego por meio de fantásticas paisagens.

A chegada do outono tinge os imponentes plátanos de cores quentes, do khaki ao avermelhado carmim. As novas tonalidades dão uma atmosfera poética aos pequenos bairros da cidade e a brisa fresca dança uma valsa com as folhas secas para, ao final, formar longos e charmosos tapetes orgânicos nas calçadas. Caminhar pela apaixonante Avenida Borges de Medeiros se torna um exercício de contemplação das praças germânicas e dos traços italianos espalhados nas minudências. As árvores, aos poucos, ficam nuas – um sinal que estão prontas e fortes para enfrentar a próxima estação. A paz recai sobre as ruas, confortando a alma para os ciclos da vida.

Os primeiros dias frios do ano colocam fim ao ar abafado do verão, mas as temperaturas não são rigorosas como no inverno. Durante as manhãs, a presença de nevoeiros é comum e parece completar a arquitetura europeia da região. A chuva recorrente não desperta a melancolia, apenas uma agradável sensação de serenidade e calmaria. O clima é perfeito para aproveitar os encantos de Gramado antes da alta temporada, como a excelente gastronomia e as adoráveis atrações turísticas.  Cada cantinho carrega uma exuberância única, que rende registros fotográficos dignos das telas de cinema.

Conhecido como “a estação das frutas”, o outono também reserva uma grande variedade frutífera que reflete na boa culinária local. Nos fornos coloniais, pães e cucas quentinhos aguardam os visitantes, aromatizando toda a Praça das Etnias. Os famosos fondues, sopas e pizzas caseiras ganham um destaque especial, enquanto o chocolate quente disputa com o vinho pelo lugar nos copos. A partir do mês de abril, o tão apreciado pinhão (semente comestível de pinheiro) é servido nos restaurantes nos diversos modos de preparo. A gastronomia carrega o afeto e a delicadeza outonal em sabores indescritíveis.

A charmosa estação ainda combina com o aconchego das acomodações do Valle D’incanto; as camas são como um abraço acalorado e as lareiras aquecem e iluminam os ambientes. Ao amanhecer, gostosuras impecáveis ficam à disposição no banquete de café da manhã, assim como no Chá das Cinco. Uma sensação de outono toscano invade os corredores do hotel, provocando suspiros de encantamento. A comodidade está em todos os serviços, exprimindo o cuidado hospitaleiro da Equipe D’incanto.

            Visitar Gramado durante o outono é preencher o coração de graciosidade, deixando uma saudade permanente e o desejo de um breve retorno. Faça sua reserva no Valle D’incanto Experience Hotel e aproveite todo o charme da estação!