← Voltar

Uma viagem no tempo pelas belezas da Rota Romântica

Publicado em: 

A Rota Romântica é considerada uma entre as dez estradas mais bonitas e charmosas para se viajar no Brasil. Inspirada por um roteiro homônimo localizado na Alemanha, o percurso presenteia os turistas com uma viagem emocionante pela história, arte, gastronomia e cultura da imigração alemã herdada pelo Rio Grande do Sul.

É impossível não se fascinar pelos encantos presentes neste túnel do tempo. As casas históricas e as construções no estilo enxaimel mantêm viva a rica arquitetura germânica, e servem, muitas vezes, como abrigo de museus que narram os percursos feitos pelos imigrantes europeus. O sabor da comida colonial e os deliciosos produtos direto de fábrica marcam a culinária da região, tal como as inúmeras cervejarias. O legado alemão também está fortemente assentado na identidade local; a comunidade celebra diversas festas tradicionais – como o Kerb Im Tannenwald e a Kaffeeschneis Fest -, e organizam feiras coloniais com bandinhas típicas e grupos folclóricos.

As paisagens naturais tornam o caminho ainda mais belo. Vales, montanhas e cachoeiras acompanham o cenário entre as planícies e os planaltos do sul do Brasil. Os plátanos, que escoltam grande parte do trajeto entre a ERS-235 e BR-116, são um atrativo à parte e transformam o outono na estação mais procurada pelos visitantes da Rota Romântica. Os tons alaranjados recaem sobre as folhas das árvores e o espetáculo da natureza instaura um clima bucólico que conquista quem passa por ali. Porém, a viagem pode ser feita em qualquer época do ano com a certeza de momentos inesquecíveis! Seja com o charme único do frio e da neblina durante o inverno, as cores e os aromas que as flores da primavera apresentam ou o desabrochar das hortênsias no clima gostoso do verão: há sempre um encanto diferente para ser observado.

A apenas 40 km de Porto Alegre e 35 km de Caxias do Sul, o passeio proporciona lembranças únicas e surpresas maravilhosas, que contemplam os municípios tradicionais do turismo gaúcho assim como passeios alternativos aos pontos mais populares. Do Vale dos Sinos à Serra Gaúcha, o trajeto abraça 14 cidadezinhas com colonização predominantemente alemã: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.  Para quem gosta de aventuras, há uma opção diferente para viajar e explorar as inúmeras atrações da região: pedalando! Ao longo da rota, placas sinalizam os 350 km aos ciclistas, integrando um percurso próprio para o cicloturismo.

O passeio inesquecível que se torna ainda melhor aliado ao aconchego e hospitalidade das estadas no Valle D’incanto! O hotel está localizado em uma região ímpar de Gramado, um município que agrega ainda mais romance para esse roteiro repleto de charme.

 

Foto: www.rotaromantica.com.br