← Voltar

Skin care de outono: cuidados para manter a pele deslumbrante durante a estação

Publicado em: 

As estações do ano proporcionam verdadeiros espetáculos na natureza, transformando a paisagem a cada novo solstício ou equinócio. Além dos tons e temperaturas, as mudanças climáticas podem afetar também a saúde da cútis, demandando cuidados especiais de acordo com a época e o tipo de pele. No outono, ela tende a ficar mais ressecada devido à queda de temperatura e à baixa umidade do ar. As alterações no clima podem provocar descamações, coceiras e vermelhidão na pele. 

A hidratação é o principal recurso para cuidar da pele durante a estação, pois é responsável por manter a umidade da cútis, fornecendo os nutrientes essenciais para as células. Mesmo quem possui a pele propensa à oleosidade ou acne deve investir no uso de hidratantes para protegê-la e deixá-la mais viçosa. É recomendado sempre utilizar produtos indicados por um especialista, a fim de atender as necessidades específicas para cada tipo de pele, além de priorizar o consumo de hidratantes naturais, certificados e biocompatíveis com o organismo. Os óleos e manteigas corporais, de origem orgânica, são uma ótima alternativa para momentos de profunda hidratação e autocuidado. 

Os dias mais frios são convidativos para banhos mais quentes. Contudo, não se deve exagerar nas altas temperaturas: a água quente resseca e fragiliza a pele, tornando-a propensa à dermatites, e amplia a secreção da glândula sebácea no couro cabeludo, aumentando a oleosidade e a proliferação de fungos - como os que causam a caspa. Nesse período, é relevante manter a esfoliação na rotina para remover a pele morta, promover a renovação celular e facilitar a absorção do hidratante. Produtos naturais são os mais indicados; pois promovem uma esfoliação menos agressiva, que não atinge a barreira protetora da pele, e não fazem uso de sintéticos ou microplásticos na composição.

Apesar de demandar alguns cuidados, o outono traz vantagens para quem deseja cuidar da pele de dentro para fora. Por ser uma estação de transição (com variações de temperatura do dia para a noite), assim como a primavera, o período oferece uma grande variedade de frutas, verduras e legumes. Cítricos, como a tangerina e o kiwi, são ricos em vitamina C - excelente para a produção de colágeno e agentes antioxidantes. Já a batata-doce é fonte de betacaroteno que otimiza o sistema imunológico e minimiza o aparecimento de linhas de expressão. Além disso, os alimentos possuem maior valor nutricional e menos agrotóxicos do que quando consumidos fora de época. 

É importante lembrar que manter uma alimentação balanceada e consumir a quantidade ideal de água são fatores fundamentais para uma pele bonita e saudável em qualquer estação. Sobretudo, no outono-inverno, quando a cútis fica naturalmente mais ressecada e precisa de hidratação de forma regular. Mesmo com a menor incidência de raios solares, também é necessário cuidar da exposição ao sol e utilizar filtro solar (preferencialmente, um protetor solar físico de qualidade) para evitar manchas e vermelhidões. Adicionar esses poucos cuidados na rotina de skincare já garantem o “up” que a pele necessita para se manter saudável, bonita e viçosa! 

O D’incanto Spa Natural Relief oferece tratamentos magníficos para uma pele radiante durante todas as estações. Momentos estonteantes de autocuidado e relaxamento feitos a partir de ativos 100% naturais. Saiba mais sobre os nossos serviços e rituais através do Instagram @dincantospa ou pelo WhatsApp (54) 3286.1777.