← Voltar

Conheça os encantos e tradições do Natal italiano!

Publicado em: 

O Natal é uma das datas mais aguardadas em todos os cantos do mundo. Mas, na Itália, as festividades natalinas são celebradas com ainda mais entusiasmo! Canções sob a árvore de Natal, belíssimos presépios, personagens folclóricos e panetones muito perfumados são alguns detalhes que fazem parte da tradição. Colonizada por imigrantes italianos, Gramado carrega inúmeros costumes desse país em formato de bota, que se materializam pela beleza e magia do espetáculo Natal Luz. O Valle D’incanto, influenciado pela cultura toscana, selecionou algumas curiosidades sobre as festas natalinas na Itália que servem de inspiração para o fim de ano na Serra Gaúcha. 

No dia 8 de dezembro, data que homenageia a Imaculada Conceição, é o dia oficial de montar as famosas árvores de Natal - que só serão desmontadas quatro semanas depois, quando é comemorada a Epifania do Senhor (6 de janeiro). Gigantes, iluminadas e decoradas com muito carinho, as árvores enfeitam os caminhos das ruelas italianas e as charmosas casinhas dos vilarejos. Inclusive, a cidade italiana de Gubbio possui a maior árvore de Natal do mundo, com mais de 650 metros de altura. Porém, são os presépios e as feirinhas de Natal que se destacam no país europeu. Ao contrário das árvores, que são populares em várias tradições, os presépios são bem característicos da Itália: lá foi construído o primeiro do mundo, em 1223, na cidade de Greccio, pelo frade São Francisco de Assis. A representação ganhou tanta importância que muitas famílias constroem os próprios presépios, passando de geração em geração o costume natalino. 

Os presépios artesanais podem ser encontrados nas populares feirinhas de Natal, conhecidas como “Mercatini di Natale'', como na via San Gregorio Armeno em Nápoles e a e a grande Feira de Natal de Bolzano na região do Trentino-Alto Ádige. Além de muitas luzinhas e decoração lúdica, as ferinhas vendem artesanatos temáticos e produtos repletos de significado. O ramo de visco, por exemplo, é tradicionalmente usado como enfeite de Natal; a planta está associada à vitalidade e à fertilidade. Os buquês de azevinhos, com a folhagem verde e frutos vermelhos, também são muito populares e significativos. Na cultura cristã, o Azevinho é associado à coroa de Cristo pelo aspecto espinhoso e as bagas vermelhas ao sangue derramado na cruz. Além disso, a planta simboliza proteção, felicidade e paz. 

As tradições também variam de acordo com a localidade. Algumas regiões realizam belas procissões em homenagem a São Nicolau, figura atrelada à imagem do bom velhinho. Sendo um país com tradição católica muito forte, as missas natalinas também são tradicionais. A mais famosa delas, a Missa do Galo, ministrada pelo Papa na Basílica de São Pedro, é acompanhada por milhões de pessoas em todos os lugares do mundo. Na parte da gastronomia, a ceia é semelhante ao costume brasileiro: Cappone (peru), bacalhau, minestra maritat e outras delícias. A sobremesa fica por conta dos irresistíveis panetones, que são originários do país, embora já tenham conquistado muitos outros lugares. O pandoro e o torrone também são doces procurados para a ocasião. 

No Valle D’incanto Experience Hotel, todos os detalhes carregam o carinho e a tradição italiana. Saborosas ceias, lindas luzes e o espetáculo Noite I’ncantada encantam os hóspedes durante o fim do ano. Uma experiência mágica que alimenta sonhos e sorrisos. Faça sua reserva e viva essa experiência!