← Voltar

1º Vindima em Gramado: viva e saboreie a cultura do vinho!

Publicado em: 

A primeira edição da Vindima em Gramado já começou! A “vindima” representa o período de colheita das uvas, que ocorre entre os meses de janeiro e março no Brasil, e acompanha animadas festividades feitas por produtores e vitivinícolas. É uma tradição milenar que teve início, de acordo com a lenda, com as homenagens dos gregos ao deus Dionísio - patrono do vinho. Mas a vendemmia (vindima) criou as raízes na Itália, terra das mais famosas videiras, onde é celebrada intensamente. As festas atuais brindam o trabalho árduo de quem cuida dos parreirais para que os preciosos frutos se transformem em sucos e vinhos. Colonizada por italianos, Gramado carrega em cada detalhe as tradições e cultura dos primeiros imigrantes que se instalaram na Serra Gaúcha. Em homenagem aos personagens emblemáticos que marcaram a história da cidade e aos descendentes que ainda constroem o presente (e futuro) desta terra, o município comemora a 1º Vindima em Gramado!

Durante a festividade, vinícolas e cantinas proporcionam momentos de celebração e alegria. No Casarão Zio Pietro, os visitantes podem participar da Il Patsso Dell’Uva (a pisa da uva), como faziam os colonizadores, e ainda saborear receitas típicas dos colonos. O casarão ainda oferece merendin em meio ao parreiral (lanche típico italiano). A Benvic, produtora de sucos e vinhos orgânicos, realiza o Tour dell’uva e del vino biologici - um belo passeio pela produção agroecológica, artesanal e familiar das bebidas. O tour inclui degustação de uvas nos parreirais e morangos orgânicos direto do pé, acompanhados de uma deliciosa tábua colonial. A principal experiência na Vinícola Stopassola é a Sensazioni di Vino (Sensações do Vinho), que oferece uma visita pela produção das uvas e dos vinhos, além de uma degustação sensorial da bebida sob os magníficos parreirais da propriedade. A vinícola colabora com o projeto interfronteiriço Arte Líquida, que une Argentina e Brasil na busca dos melhores terroirs do Brasil com o intuito de produzir vinhos autênticos, naturais e sustentáveis. 

A Vindima in Vigna da Vinícola Lazaretti oportuniza a experiência de participar da colheita das uvas na companhia dos proprietários e ainda saborear os vinhos, a graspa e os licores da marca. Na Massoti Sucos e Vinhos, os visitantes podem apreciar Una Passeggiatta nella Memoria; como traduz o nome, “um passeio pela memória” por meio de uma visitação guiada pela propriedade e degustação dos vinhos ali produzidos. Já a belíssima Vinícola Ravanello, primeira boutique de vinhos de Gramado, promove o Il Fascino del Vinho (fascínio do vinho): um tour pela produção da vinícola desde as videiras até a degustação dos vinhos e espumantes. Além dos sabores, a Casa Seganfredo conquista os visitantes pela paisagem, que lembra o charme da região italiana da Toscana, proporcionando a vivência Piccola Toscana. Além da degustação de rótulos da casa e snacks especiais, a vinícola oferece uma visitação guiada aos parreirais e a produção da bebida. 

A cidade também conta com uma programação especial na Vila do Vinho, que serve de palco de apresentações musicais, bate-papos, oficinas de harmonização e degustação de bebidas. A Vila do Vinho está localizada na Praça das Etnias, no centro da cidade. A Vindima em Gramado é uma imersão na cultura e nas tradições de quem vive em torno da produção da uva e do vinho. O evento acontece entre 10 de fevereiro e 06 de março. Além disso, a Rota do Vinho de Gramado pode ser visitada durante o ano todo.

Conheça também a exclusiva wine experience “Vinhos da Nossa Terra” do Valle D’incanto! Uma viagem pela cultura e história serrana que acontece nos dias 18, 19 e 20 de março. Os melhores rótulos locais acompanhados de deliciosas experiências gastronômicas e momentos inesquecíveis. Para mais informações, entre em contato com a Equipe D’incanto pelo telefone e WhatsApp (54) 3286-1777 ou através do e-mail [email protected]