← Voltar

Vindima na Serra Gaúcha: conheça a história e as atrações do período!

Publicado em: 

O verão presenteia os vinhedos com parreiras carregadas e uma paisagem colorida que anuncia a chegada da vindima (período de colheita das uvas). É o momento ideal para os apaixonados por vinho visitarem a Serra Gaúcha! No Brasil, a vindima ocorre, geralmente, entre os últimos dias de janeiro e o fim de março, quando as uvas atingem a quantidade ideal de açúcar e acidez. O período é marcado por trabalho árduo, pois a retirada dos frutos das videiras exige muitos cuidados e é uma etapa crucial na produção de vinhos. Contudo, o momento também é sinônimo de alegres celebrações, que marcam o sucesso no cultivo da uva depois de muitos meses de dedicação e trabalho. Hospitalidade, história e sabor são características intrínsecas dessa mágica celebração. 

Na Serra Gaúcha, o belo costume da vindima é comemorado com entusiasmo. Além do clima e geografia propícios para a vitivinicultura, a região possui forte colonização italiana e abriga o maravilhoso Vale dos Vinhedos - local das primeiras colônias de imigrantes que povoaram o nordeste do Rio Grande do Sul, em 1870, onde atualmente situam-se os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. É a região mais tradicional na elaboração de vinhos no país e a única com o selo de Indicação de Procedência e o de Denominação de Origem, que consagram a qualidade dos produtos originários daquele terroir. Por lá, destaca-se o enoturismo, além de passeios rurais, trilhas ecológicas e visitação a cantinas de culinária típica. Durante a vindima, o cheiro da uva invade as ruas e os cachos colorem as verdes vinhas. Os visitantes podem saborear os frutos embaixo das parreiras ou se divertirem com a pisa da uva. Caminhadas românticas pelos vinhedos, piquenique a dois, colheita simbólica de uvas e degustações também fazem parte da programação. 

Gramado é, historicamente, um município muito mais recente; porém, cheio de histórias para contar. A cidade ganhou vida a partir da expansão das áreas coloniais, trazendo um forte legado de cultura e tradição. A uva e o vinho são elementos importantes da constituição do povo gramadense, terra de charmosas vinícolas e adegas com os mais preciosos rótulos. A partir deste ano, a cidade passa a valorizar ainda mais os costumes dos imigrantes europeus com a realização da primeira edição da Vindima em Gramado. A celebração conta com uma programação temática, com a “Vila do Vinho” na Praça das Etnias, exposição de produtores locais, experiências gastronômicas e degustação de vinhos, sucos e espumantes. O evento acontece entre 10 fevereiro e 06 de março de 2022, simultaneamente a 8ª edição do Gramado In Concert, consagrado festival de música erudita, e a inauguração da Rota do Vinho de Gramado, composta por charmosas vinícolas e cantinas no interior do município. A nova rota oferece uma imersão na cultura e história da cidade, através de paisagens deslumbrantes e vinhos de altíssima qualidade.

Comemore a vindima junto ao Valle D’incanto Experience Hotel: elegância, aconchego e hospitalidade em hospedagens marcadas pelo carinho característico das famílias italianas. Uma imersão completa pela história e cultura serrana!