← Voltar

Um brinde à Toscana gaúcha: conheça as imperdíveis vinícolas serranas!

Publicado em: 

O charme do inverno se acentua na companhia de uma lareira acesa e uma boa garrafa de vinho. Sorte grande de quem pode visitar a Serra Gaúcha durante a fria estação: a região é o principal polo vitivinícola do Brasil! A forte imigração italiana e o clima propício do Rio Grande do Sul tornaram a produção do fermentado da uva parte da tradição serrana. Entre casinhas de enxaimel, colinas e videiras, é possível se perder em estados contemplativos e degustar os melhores rótulos do país.  Os vinhos produzidos neste terroir despertam notas singulares, que remetem ao carinho e dedicação do cultivo local.

Diversas vinícolas tradicionais se instalaram na região colonizada e o local passou a ser conhecido como Vale dos Vinhedos – uma rota repleta de sabor e paisagens exuberantes que abrange os municípios de Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves. De grandes vinícolas a espaços familiares, o roteiro contempla passeios incríveis, que mostram o processo de produção e o legado da colonização europeia. Alguns lugares oferecem até mesmo cursos rápidos sobre degustação para quem deseja conhecer a bebida mais a fundo. A distância entre Gramado e Bento Gonçalves é de, aproximadamente, 120 km (uma visita que pode ser feita em menos de duas horas de carro). Para acompanhar a excelência dos vinhos e espumantes, a gastronomia local conquista com a qualidade ímpar. Casas de massas e restaurantes de comidas típicas estão presentes por todo o trajeto nesse belo vale.

Uma das vinícolas mais conhecidas e premiadas do país, a Casa Valduga une tradição às mais modernas técnicas de produção de vinho. Quando os imigrantes da Famiglia Valduga desembarcaram nas terras brasileiras em 1875, cultivaram as primeiras parreirais do Vale dos Vinhedos e deram início a um renomado legado na vitivinicultura; 140 anos depois, os descendentes desenvolveram uma vinícola prestigiada internacionalmente por produtos únicos e inúmera premiações. Em 950 hectares de vinhedos próprios, a Miolo é outro nome que merece destaque no passeio: além de ser a maior exportadora de vinhos do país, foi uma das fundadoras do projeto Wines of Brasil e é reconhecida no mercado internacional. Desde 1897, a família Miolo apresenta para o mundo a paixão pelo vinho com os mais diversos produtos.

Quem aprecia sedes mais modernas, não pode deixar de conhecer a Almaúnica. Fundada em 2008, a vinícola expressa o amor e o carinho pelas videiras na arte de elaborar vinhos e espumantes. Aromas e sabores - sempre equilibrados e cheios de vivacidade – que encantam os visitantes. A Angheben, uma das menores vinícolas na região, não perde o encanto por seu tamanho; são apenas 20 mil garradas por ano, produzidas com muita dedicação e peculiaridade. A visita proporciona contato direto com os produtores, que possuem profundo conhecimento sobre a bebida e a história local.

Os vinhos também são atração garantida em Gramado e Canela! Em uma belíssima construção edificada no melhor estilo toscano, a Ravanello é a primeira vinícola boutique de Gramado, como também é a primeira com o Selo de Produção Integrada do Brasil, que atesta a qualidade do produto e a responsabilidade ambiental. As uvas são vinificadas e maturadas em barris de carvalho francês, produzindo uma combinação mais fina e harmoniosa que encanta todos os paladares. A poucos minutos do centro de Canela, a Vitivinícola Jolimont é cercada por uma bela vista da área rural da cidade, que chama a atenção de seus visitantes com a imponência dos vales e o verde dos campos. São 27 hectares cultivados a 830 metros de altitude. A casa produz vinhos finos e artesanais desde 1948, possuindo inclusive produtos premiados internacionalmente. As fascinantes ruas das cidadezinhas ainda são repletas de adegas e lojas especializadas que possuem uma variedade infinita de uvas e rótulos.

Celebrando a magnífica Toscana gaúcha, o Valle D’incanto retrata em cada detalhe o amor pela tradição e colonização italiana. O hotel possui áreas de lazer propícias para saborear bons vinhos e desfrutar de momentos magníficos ao lado da lareira. Harmonizando com os melhores pratos da culinária brasileira, o Bistrot D’incanto apresenta uma seleção especial de vinhos e espumantes para uma refeição perfeita. A beleza, a receptividade e o charme das acomodações complementam a hospedagem inesquecível.

Programe sua viagem para Gramado e hospede-se no Hotel Valle D’incanto!

A Serra Gaúcha oferece sensações inexplicáveis, que são reveladas somente através do paladar e da vivência única de cada atração.